quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

The Clash - London Calling


Com três acordes apenas se faz uma canção punk. Mas os The Clash vieram provar que as coisas não eram bem assim. Depois de um início mais ligado ao movimento de 1997, a banda fecha a década de 70 com a sua obra-prima e um dos mais emblemáticos álbuns de toda a história da música do séc. XX.
Joe Strummer e Mick Jones eram compositores exímios e dividiam de forma mais ou menos simétrica o lugar de vocalista. Foram uma dupla como não há muitas, ao nível de Lennon / McCartney, Simon / Garfunkel ou até de uma outra que também terei que destacar brevemente, Marr / Morrissey.
Ao termos contacto com este álbum pela primeira vez, apercebemo-nos de que, para os The Clash, ser uma banda não é sinónimo de adoptar um estilo. Não se encontram em London Calling apenas canções de 3 acordes. Dub, reggae, rock, rockabilly, r&b são apenas alguns dos elementos deste cocktail explosivo de 19 canções que mais parecem uma compilação de singles orelhudos.
Recomendado para todos os tipos de humor, faça chuva ou Sol. Seja Segunda de Manhã ou Sexta à tarde. Totalmente indispensável.
Para carregar no play, a história de um pai que assaltava bancos, mas tinha um coração de ouro: nunca magoou ninguém. Segundo reza a história em Bankrobber.


nota do autor: só passados uns bons meses de ter escrito este artigo é que reparei que esta música não faz parte do London Calling. Fazia parte apenas da cassete onde tinha gravado o álbum há alguns anos, só para preencher uma resto de fita vazia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário